Sistemas de Gestão de Qualidade/Ambiente

ISO 9001 – SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade evidencia o esforço da organização em assegurar a conformidade dos seus produtos e ou serviços, a satisfação dos seus clientes e a melhoria contínua.

É um processo transversal a qualquer organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão e sector de actividade.

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade permite, entre outros aspectos:

  • Satisfazer as expectativas dos clientes, assegurando não só a sua fidelização mas também a competitividade e o desenvolvimento sustentável
  • Proporcionar uma maior notoriedade e melhoria da imagem perante o mercado
  • O acesso a mercados e clientes cada vez mais exigentes
  • Assegurar, de um modo inequívoco e transparente, às diversas partes interessadas, um Sistema de Gestão da Qualidade adequado e que potencie a dinâmica da melhoria contínua.

 

ISO 14001 – SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

A implementação de um sistema de gestão ambiental suportados na norma de referência ISO 14001 constitui uma ferramenta essencial para as organizações que pretendem alcançar uma confiança acrescida por parte dos clientes, colaboradores, comunidade envolvente e sociedade, através da demonstração do compromisso voluntário com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental.

A implementação e posterior certificação por um organismo externo e independente de um Sistema de Gestão Ambiental potencia:

  • Redução de custos: melhoria da eficiência dos processos e, consequentemente, redução de consumos
  • Diminuição dos prémios de seguros e minimização de multas e coimas
  • Redução de riscos, tais como emissões, derrames e acidentes
  • Vantagens competitivas: melhoria da imagem da empresa e a sua aceitação pela sociedade e pelo mercado
  • Evidência, de uma forma credível, da qualidade dos processos tecnológicos da organização, de um ponto de vista de protecção ambiental e de prevenção da poluição

 

OHSAS 18001

A implementação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho suportados na norma de referência OHSAS 18001 constitui uma ferramenta essencial para as organizações que pretendem alcançar uma confiança acrescida de todas as partes interessadas: colaboradores, clientes e toda a comunidade envolvente.

Os objectivos fundamentais são:

  • Minimização do risco para colaboradores e outras partes interessadas
  • Melhoria do desempenho da organização
  • Factor de suporte e consolidação de uma imagem de responsabilidade social da organização